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Impacto social é o efeito resultante que ações, projetos ou iniciativas de uma organização têm na sociedade. Esse impacto pode ser positivo, quando os esforços geram benefícios para a população, ou negativo, quando as consequências são prejudiciais. 

De acordo com a fundadora do Instituto Ekloos Andrea Gomides, toda empresa gera impactos negativos, por menores que sejam. As empresas de serviço causam menos prejuízos do que as indústrias, mas ainda assim geram algum tipo de efeito negativo. 

Por isso, é fundamental que todos os negócios invistam em iniciativas positivas para combater os efeitos adversos gerados. 

Quais os benefícios de desenvolver ações de impacto social positivo? 

Contribui para uma sociedade melhor e mais justa 

O Brasil é um país extremamente desigual, onde as diferenças sociais têm efeitos profundos na vida da população. 

Desse modo, Deise Silva, socióloga e CEO da Gesto Social Consultoria, reforça a importância de desenvolver ações que possibilitem uma maior qualidade de vida e crescimento econômico para todos.  

Além disso, é importante que as empresas se comprometam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, são 17 objetivos que visam promover o desenvolvimento sustentável global. Eles incluem propósitos como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros.  

Há 4 pessoas na foto, 2 mulheres e 2 homens. Desses, 3 pessoas são ex-estudantes da Toti e 1 é sócia da empresa. Todos, exceto a sócia, são migrantes e negros.
Toti faz parceria com o Instituto Nu para formar pessoas migrantes e refugiadas.

Gera maior lucratividade 

Um estudo da Opinion Box (2022) concluiu que 75% das pessoas consumidoras ficam mais satisfeitas em comprar produtos sustentáveis. 

A pesquisa mostra também que a sociedade está cobrando maior posicionamento das empresas em relação a pautas importantes. Afinal, 54% das pessoas entrevistadas já deixaram de comprar de uma companhia que promove discriminação ou não apoia a diversidade e inclusão. 

Esses dados demonstram que o sucesso de um negócio é determinado também pelas suas atitudes. 

Atrai mais investimentos 

Deise afirma que investidores costumam avaliar ações de impacto social antes de injetar capital em instituições. Portanto, empresas que têm responsabilidade social firmam parcerias valiosas e conseguem maior visibilidade de mercado. 

Aumenta o engajamento das pessoas colaboradores 

Ao adotar práticas responsáveis, a corporação demonstra comprometimento com o bem-estar da comunidade e o meio ambiente. 

Assim, as pessoas colaboradoras sentem orgulho de fazer parte de uma organização que têm preocupação com outras questões relevantes além do lucro. Isso, por sua vez, pode atrair e reter talentos. 

Exemplos de ações de impacto social que podem ser realizadas 

Desenvolver políticas de diversidade, inclusão e equidade (DEI)

As empresas podem estimular a contratação de perfis plurais, implementar programas de conscientização sobre DEI e garantir oportunidades de crescimento para todos. 

Investir em projetos sociais 

É possível estabelecer parcerias com instituições que potencializam a educação e o desenvolvimento de grupos minorizados. 

Diversas organizações, por exemplo, procuram a Toti para promover o ensino e a empregabilidade de pessoas refugiadas e migrantes.

Executar ações para reduzir os danos ao meio ambiente

Algumas formas de minimizar o impacto ambiental são:

  • programas de redução da emissão de carbono
  • reciclagem
  • reutilização de água
  • uso de energias renováveis
  • sistema de coleta seletiva 

Implementar o voluntariado corporativo

O voluntariado corporativo é uma iniciativa que permite que as pessoas colaboradores dediquem parte do seu tempo para realizar ações sociais.  

Dessa forma, elas desenvolvem habilidades comportamentais, como liderança e trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, contribuem para melhorar a qualidade de vida de outras comunidades. 

“É importante pensar no voluntariado não apenas como uma ajuda social que vai acalmar a consciência daquela pessoa, mas como desenvolvimento de competências e de aproximação com a realidade social”, diz Andrea. 

Doar parte de seus recursos financeiros

A organização pode separar uma verba para doação, seja para instituições de caridade, projetos sociais ou causas específicas.

Como selecionar ações de impacto social para minha empresa? 

Deise explica que, em primeiro lugar, é preciso conhecer o seu entorno. “Muitas vezes a comunidade ao redor necessita de algum apoio para o seu desenvolvimento”, afirma. 

Andrea também concorda que, de início, é possível identificar causas relevantes para o próprio negócio: “Se eu produzo plástico, eu posso selecionar projetos que reciclem e que dê uma outra utilidade para aquele plástico descartado”. 

No entanto, ela argumenta que as empresas precisam ir além disso. Do contrário, aspectos como saúde e esporte podem ser negligenciados, por causa da falta de uma ligação com o negócio. 

Deise e Andrea concordam que as organizações devem ser guiadas pelos princípios de ESG (conjunto de ações voltadas para sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa). 

Por fim, Andrea destaca que uma empresa não pode implementar ações de impacto social enquanto exige que as pessoas colaboradoras trabalhem mais de 10 horas por dia.

Primeiros passos para a criação de um projeto de impacto 

Andrea afirma que primeiro é preciso mapear o problema que você deseja resolver. Ela recomenda fazer as seguintes indagações: “Esse problema realmente existe? Você tem números que comprovem isso?”. 

Posteriormente, é necessário pensar estrategicamente quais ações podem ser desenvolvidas a partir da realidade apresentada. 

Para isso, Bruna Amaral, CEO da Toti Diversidade, recomenda estudar sobre ESG, ODS e ter apoio de instituições especializadas em impacto social. 

Deise completa: “um erro de muitas empresas é pensar sobre o que o outro necessita a partir do ponto de vista empresarial e não a partir da realidade da comunidade”

Como empresas parceiras da Toti implementaram ações de impacto social? 

Abaixo, segue algumas das ações feitas em parceria com a Toti:

Instituto Nu 

O Instituto Nu, plataforma mantida pelo Nubank, firmou uma parceria com a Toti para impacto social. O objetivo é formar 750 pessoas refugiadas e migrantes até o final de 2023. 

Neon 

O Banco Neon financiou uma turma de tecnologia para pessoas migrantes e refugiadas e, ao final, contratou 15 profissionais. 

Hospital Israelita Albert Einstein

Além de apoiar a realização de uma turma de análise de dados, o Einstein contratou 12 pessoas migrantes e refugiadas.

Brasas 

A escola de idiomas Brasas concedeu bolsas de estudo 100% gratuitas para estudantes da Toti. 

Grupo Globo

O Grupo Globo realizou uma série de treinamentos para estudantes da Toti, aproximando o seu quadro de colaboradores de pessoas em situação de refúgio.