A implementação de projetos de impacto social nas empresas é cada vez mais importante em um cenário no qual a população exige posicionamento e responsabilidade das organizações acerca de questões sociais e ambientais.
Entretanto, é importante ressaltar que as ações das empresas devem ser genuínas e não apenas para cumprir formalidades.
A realização de projetos sociais, portanto, deve ser guiada por uma vontade de melhorar verdadeiramente uma comunidade.
Mas, na prática, o que são projetos de impacto social?
Projetos de impacto social são um conjunto de ações que transformam positivamente a sociedade. Essas iniciativas podem incluir programas de educação e empregabilidade para pessoas em vulnerabilidade, projetos voltados para a igualdade de gênero, atividades para reduzir danos ao meio ambiente, ações em prol dos direitos humanos, entre outras.
Esses projetos são realizados pelas empresas de acordo com o seu objetivo estratégico de negócio. Também podem ser guiados conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Os projetos de impacto social é uma estratégia que chamamos de “ganha-ganha”. Isso porque a comunidade beneficiada obtém melhorias em sua qualidade de vida e a empresa também colhe benefícios, como o engajamento de colaboradores, investidores e consumidores.
Por que sua empresa deve realizar projetos de impacto social?
Fortalece o ESG e conquista investidores
A verdade é que investir em uma estratégia de ESG contribui para o desenvolvimento sustentável de um negócio.
Segundo uma pesquisa realizada em 2022 pela EY, 99% dos investidores entrevistados consideram as informações de ESG das empresas para tomar decisões de investimento. Desses, 74% realiza uma avaliação rigorosa e estruturada.
Em resumo, uma estratégia de ESG trabalha aspectos ambientais, sociais e de governança. Nesse contexto, o projeto de impacto social pode ser uma das maneiras de alcançar seus objetivos de ESG, com ênfase no “S” da sigla, que representa o aspecto social.
Gera benefícios concretos para a sociedade
Os projetos de impacto social vão além de uma ação social isolada. Eles são estruturados com foco claro nos resultados e nas transformações que podem gerar.
Além disso, geralmente são feitos relatórios que detalham a taxa de sucesso do projeto, o impacto gerado e outras métricas importantes. Dessa forma, é possível resolver problemas reais e garantir uma melhoria na qualidade de vida das pessoas beneficiadas.
Melhora a reputação empresarial
Investir em melhorias para a sociedade faz com que sua empresa seja percebida como socialmente responsável e inclusiva. Isso não só atrai clientes que valorizam empresas engajadas socialmente, como também fortalece a lealdade dos consumidores existentes. Além disso, os projetos de impacto social são excelentes meios para transmitir seus valores organizacionais de forma concreta.
Promove maior lucratividade
Segundo a pesquisa PPI 2021, 88% das pessoas entrevistadas preferem consumir de empresas que defendem algo além do que seus produtos e serviços. Além disso, 90% confiam mais em empresas com propósito.
Esses dados demonstram que a população está cada vez mais atenta ao impacto social das empresas. Assim, empresas engajadas socialmente conseguem gerar maior lucro do que as menos engajadas.
Atrai e retém de talentos
Com a implementação de projetos sociais, as empresas assumem o compromisso com o bem-estar da população. Essa iniciativa pode atrair e reter profissionais que se identificam com valores como responsabilidade social e impacto positivo.
Além disso, a comunidade beneficiada pelo projeto também pode ser uma potencial fonte de talentos qualificados. Esses talentos, por sua vez, já estarão engajados e ligados afetivamente com sua companhia.
Passo a passo para desenvolver projetos de impacto social
Identifique as necessidades
O primeiro passo para desenvolver um projeto de impacto social é identificar as necessidades da comunidade que sua empresa pretende ajudar. Para isso, é possível realizar pesquisas para entender quais são os problemas que precisam ser solucionados.
Nesta etapa, selecione também quais são as causas relevantes para a estratégia do seu negócio e público-alvo.
Mapeie os objetivos
Depois de identificar as necessidades, é o momento de estabelecer os objetivos que sua marca deseja alcançar. Uma dica prática é separar os objetivos em gerais e específicos.
O objetivo geral é a maior transformação que o seu projeto propõe. Já os objetivos específicos detalham as ações que devem ser realizadas para atingir o objetivo geral.
Defina metas
Para avaliar o sucesso do projeto, uma etapa imprescindível é a definição de metas específicas, mensuráveis e realistas.
Essas metas devem conter um prazo determinado para alcançar os objetivos propostos. Exemplo: capacitação de 40 pessoas em vulnerabilidade social até o final do ano.
Busque instituições especializadas
Executar um bom projeto de impacto social não é uma tarefa tão simples. É preciso conhecimento, experiência e habilidades específicas para lidar com os desafios que surgem ao longo do processo.
Por isso, é recomendável buscar instituições especialistas no desenvolvimento de programas de impacto social, como a Toti Diversidade. Assim, sua empresa garante praticidade, credibilidade e resultados eficientes.
Faça um planejamento estratégico
Agora chegou a hora de montar um planejamento detalhado com os recursos necessários para a realização do projeto.
Esse planejamento, por sua vez, deve incluir as atividades, os prazos, as funções de cada participante, além do orçamento necessário para executar o programa.
Caso tenha contratado uma instituição especializada, é possível que essa etapa fique com ela.
Comunique seus públicos de interesse
A comunicação é fundamental para garantir confiança, transparência, apoio e engajamento.
Portanto, divulgue o projeto para os acionistas, colaboradores, consumidores e sociedade em geral.
Uma comunicação eficiente pode mobilizar recursos adicionais, atrair parcerias e fortalecer a imagem da empresa.
Como medir o impacto de um projeto social
Mapear os resultados do projeto e montar um bom relatório de impacto social são etapas fundamentais para avaliar a eficiência do programa e garantir transparência com seus públicos de interesse.
É possível realizar a mensuração de acordo com os objetivos e metas estabelecidos antes de implementar o projeto.
Por exemplo, se o objetivo do programa era promover educação para grupos minorizados, você pode medir o número de pessoas capacitadas e a transformação gerada nessa comunidade. Pode-se ainda verificar quantas pessoas conseguiram emprego após participarem do projeto.
Agora, se o seu objetivo é reduzir a taxa de abandono escolar, você pode comparar as taxas de antes e depois da implementação do programa para avaliar seu impacto.
Essa mensuração pode ser feita por meio de questionários, entrevistas, depoimentos ou acompanhamentos dos participantes ao longo do projeto. Além disso, é importante considerar o feedback de parceiros, colaboradores e outras pessoas interessadas..
Geralmente, as instituições especialistas em projetos sociais também são responsáveis por gerar um relatório de impacto social.
Conheça o Programa de Impacto Social da Toti Diversidade
O Programa de Impacto Social da Toti é voltado para organizações que desejam impulsionar sua estratégia de ESG e promover mudanças significativas na sociedade.
O programa consiste na capacitação de pessoas refugiadas e migrantes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a integração dessas pessoas no mercado de trabalho, garantindo mais diversidade e inclusão no mundo corporativo.
Neste projeto, a Toti oferece as formações profissionalizantes e a sua empresa disponibiliza todo o apoio necessário para a continuidade das turmas.
Assim, é possível fortalecer a responsabilidade social da empresa, reforçar sua imagem institucional e atrair talentos alinhados com os valores da sua organização.
Clique aqui para conferir como funciona o Programa de Impacto Social da Toti.